3 de jan. de 2010

Crítica: Lula, o filho do Brasil


A crítica que diga o que quiser, mas o filme "Lula, o filho do Brasil" é realmente um dos melhores e mais emocionanes filmes que eu já assisti. Apesar das circunstâncias suspeitas de seu lançamento e seu patrocínio, o filme mais caro já feito no Brasil retrata a vida do presidente até a década de 80 (ou seja, antes de ele começar a se candidatar a qualquer cargo). Nesse meio tempo, Lula nasceu, cresceu, veio para São Paulo, se formou torneiro mecânico, casou-se duas vezes e entrou para a vida sindical e política.
A vida sofrida no interior de Pernambuco e os 13 dias passados no caminhão pau-de-arara não são tão fictícios assim. A realidade da vida de Lula no filme é a mesma de muitos brasileiros, que sofrem com a pobreza, as enchentes e o desemprego, por exemplo.
Aí vão alguns pontos interessantes que eu pude perceber no filme: (SPOILERS!)
  • O filme é, na minha opinião, uma grande homenagem a Dona Lindu, mãe de Lula, que, pudemos ver, foi o pilar por trás do homem que ele se tornou;
  • Os conselhos de Dona Lindu para Lula são muito interessantes. Mesmo com a ignorância de estudo, a inteligência de vida fala mais alto.
  • A atuação de Rui Ricardo Dias é, digamos, boa para um ator estreante. Algumas falhas, como a imitação da voz do presidente, podem ser percebidas facilmente.
  • Duas cenas partiram meu coração: a cena de quando ele perde o dedo e quando sua primeira mulher, Lourdes, e seu filho morrem no parto.
No geral, eu achei um filme muito bom, apesar de todas as controvérsias, acho que ele conseguiu mostrar o Lula, torneiro mecânico, homem do povo e que, naturalmente, fala palavrão. Indico para todos que quiserem ver uma história de vida realmente emocionante.

Beijos e boa sessão,
Geórgia.

4 comentários:

Luiz Paulo disse...

Adorei sua crítica do filme Lula, tentarei assistir logo.

Anônimo disse...

além de ser um gasto de dinheiro inútil, é uma propaganda política fora de época, está explito. PT tem suas armas, suas técnicas e você que me perdoe, mas esse filme não foi realizado apenas com o intuito de mostrar a vida do excelentíssimo (se me permite a ironia) presidente Lula.

Anônimo disse...

explícito*

Geórgia Oliveira disse...

Eu posso ter gostado do filme por gostar do presidente ou pelo filme ser bom, tem essas duas opções. Se você assistir o filme e se esquecer que aquele homem é hoje o presidente do Brasil, vc vai ver um cara como qualquer outro, que sofreu muito até chegar onde chegou. É claro que o PT tem suas armas e quer eleger a Dilma, mas qualquer partido poderia fazer um filme sobre o seu candidato, o PMDB sobre o Serra ou o Aécio Neves, mas nenhum deles faria sucesso, pq não se trata da história do partido, se trata das história do Lula.