17 de dez. de 2009

Conto: "Mudar o Mundo"

Um sábio dervixe, antes de morrer, confessou a seus dicíspulos:
-Quando eu era jovem, pensava em mudar o mundo. Minha única prece era: "Senhor, ajudai-me a mudar as pessoas!"
Quando fiquei mais velho, dei-me conta de que isso era impossível e de que estava sendo pretencioso em minha preces. Então, passei a orar: "Senhor, dai-me forças para mudar pelo menos as pessoas mais próximas, meus amigos e minha família!"
Mesmo assim, nada do que fizesse fez as pessoas mudarem.
Hoje já sou velho e tenho os dias contados. Mas percebi há algum tempo como estava errado. Minha prece agora diz: "Senhor, dai-me forças para mudar a mim mesmo.
Se essa tivesse sido minha prece desde o início, não teria desperdiçado tanto tempo.

O conto acima foi retirado do livro "Contos de outrora para jovens de agora", de Rosane Pamplona. É um dos meus favoritos pela simplicidade e perceptividade de um homem já bem velho, que depois de ter passado toda a vida tentando mudar o mundo, percebe que a maior mudança que ele pode fazer é em si mesmo. Esse mesmo princípio se aplica nos dias de hoje. Não é com guerras violentas, revoluções da classe operária com derramamento de sangue e morte de toda a burguesia que vamos conseguir tornar o mundo um lugar melhor. A maior batalha que o ser-humano tem agora é contra si mesmo e acontece todo dia, enquanto decidimos o que é certo e errado, que caminho devemos seguir. Para terminar: antes de tentar bolar planos mirabolantes para dominar o mundo ou para mudá-lo, pense primeiro em você e o que precisa mudar na sua mente.

Bom dia à todos,
Geórgia


Nenhum comentário: